I - Organizações
Muitos dos
conceitos apresentados nas postagens do blog, incluindo esta edição, derivam
das contribuições deixadas por estudiosos da administração em suas teorias que,
sozinhas ou em conjunto, formaram o modelo de administração que é usado nas
organizações empresariais ou não empresariais no mundo moderno. Então
começaremos apresentando os conceitos e, nas edições seguintes, ao seu tempo, as
teorias.
1 - As
Organizações
Stoner, 1995,[1]
define organização como sendo “duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de
modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de
objetivos”.
São características
da Organização:
a) a presença de mais
de uma pessoa;
b) o envolvimento
entre as pessoas;
c) uma estrutura
definida;
d) definição de um ou
mais objetivos.
Vamos fazer uma transposição dessas
características para um pequeno estudo de caso.
A Consertatudo Ltda tem como objeto social
a prestação de serviço de manutenção em eletroeletrônicos e a comercialização
de componentes eletrônicos. É uma Organização que surgiu da idéia de um técnico
em eletrônica de associar-se a outra pessoa com conhecimentos de Administração.
Os sócios acreditavam que juntos poderiam conquistar a independência financeira
sem ter que depender de intermediários entre eles e o usuário do serviço ou
produto que eles estavam qualificados a oferecer. Fizerem uma pesquisa para
conhecer o mercado, definiram o papel de cada um na Organização e decidiram
alugar um imóvel numa avenida movimentada do centro da cidade, formalizar o
negócio e iniciar as atividades. Obviamente que os papéis de cada sócio na Organização
foram definidos em função da qualificação que cada um possuía, ou seja, o
técnico cuidaria das questões técnicas e o outro sócio da Administração Geral.
No caso descrito acima, temos:
a) a presença de duas
pessoas;
b) imbuídas de um
mesmo propósito e trabalhando juntas;
c) com uma estrutura organizacional
se formando evidenciada pela definição dos papéis de cada um;
d) cujo objetivo é a
busca da independência financeira com a prestação de serviço de manutenção
eletroeletrônica e a comercialização de componentes eletrônicos.
A Organização é dinâmica, é um organismo
vivo que está em constante movimento; o seu sucesso é refletido na sociedade,
logo, se ela cresce, deve ser reestruturada para continuar atendendo aos seus
objetivos e aos objetivos sociais. Essa reestruturação se dá com a criação de
cargos, acumulação de funções e delegação de poder e de autoridade, dentre
outras ações administrativas. A recíproca também é verdadeira. Este assunto
será tratado mais detalhadamente quando tivermos estudando o segundo elemento
do Processo Administrativo, Organização, cujo sentido é diferente do até então
apresentado.
Por enquanto é só. Ficamos por aqui.
Abraços.
Marcadores: Administração, Estrutura, Objetivos, Organizações, Pessoas
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