domingo, 23 de dezembro de 2012

I - Organizações

Muitos dos conceitos apresentados nas postagens do blog, incluindo esta edição, derivam das contribuições deixadas por estudiosos da administração em suas teorias que, sozinhas ou em conjunto, formaram o modelo de administração que é usado nas organizações empresariais ou não empresariais no mundo moderno. Então começaremos apresentando os conceitos e, nas edições seguintes, ao seu tempo, as teorias.

1 - As Organizações

Stoner, 1995,[1] define organização como sendo “duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos”.
São características da Organização:
a)   a presença de mais de uma pessoa;
b)   o envolvimento entre as pessoas;
c)   uma estrutura definida;
d)   definição de um ou mais objetivos.

Vamos fazer uma transposição dessas características para um pequeno estudo de caso.

A Consertatudo Ltda tem como objeto social a prestação de serviço de manutenção em eletroeletrônicos e a comercialização de componentes eletrônicos. É uma Organização que surgiu da idéia de um técnico em eletrônica de associar-se a outra pessoa com conhecimentos de Administração. Os sócios acreditavam que juntos poderiam conquistar a independência financeira sem ter que depender de intermediários entre eles e o usuário do serviço ou produto que eles estavam qualificados a oferecer. Fizerem uma pesquisa para conhecer o mercado, definiram o papel de cada um na Organização e decidiram alugar um imóvel numa avenida movimentada do centro da cidade, formalizar o negócio e iniciar as atividades. Obviamente que os papéis de cada sócio na Organização foram definidos em função da qualificação que cada um possuía, ou seja, o técnico cuidaria das questões técnicas e o outro sócio da Administração Geral.

No caso descrito acima, temos:
a)   a presença de duas pessoas;
b)   imbuídas de um mesmo propósito e trabalhando juntas;
c)   com uma estrutura organizacional se formando evidenciada pela definição dos papéis de cada um;
d)   cujo objetivo é a busca da independência financeira com a prestação de serviço de manutenção eletroeletrônica e a comercialização de componentes eletrônicos.

A Organização é dinâmica, é um organismo vivo que está em constante movimento; o seu sucesso é refletido na sociedade, logo, se ela cresce, deve ser reestruturada para continuar atendendo aos seus objetivos e aos objetivos sociais. Essa reestruturação se dá com a criação de cargos, acumulação de funções e delegação de poder e de autoridade, dentre outras ações administrativas. A recíproca também é verdadeira. Este assunto será tratado mais detalhadamente quando tivermos estudando o segundo elemento do Processo Administrativo, Organização, cujo sentido é diferente do até então apresentado.
Por enquanto é só. Ficamos por aqui. Abraços.



[1] STONER, J. F. Administração. Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1995.

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