quarta-feira, 21 de maio de 2014

Bíblia - Manual de Gestão

​Versículo:
Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.
1 Coríntios 1:10

Pensamento:
Se pessoas nas nossas congregações vão aprender a viver em paz umas com as outras, os líderes das igrejas têm que nos lembrar da importância de viver assim. A oração de Jesus antes da sua morte foi para que fôssemos um. Por quê? Para o mundo saber que o Pai O tinha enviado. A união não é apenas importante, é essencial; não é apenas uma teoria ou teologia, como uma prática diária entre o povo que declaram Jesus como Senhor.

Oração:
Senhor Jesus, o Senhor apresentou todas as minhas orações ao nosso Pai e eu lhe agradeço por esta graça. Prometo que farei tudo que posso para trazer glória ao nosso Pai, viver em paz e servir em unidade com aqueles que pertencem a Ti. Por favor, abençoe a nossa igreja com mais paixão pela união que o Senhor deseja. Em nome de Jesus e através do bendito Espírito Santo eu oro. Amém.​

www.iluminalma.com.br
====================
Uma dica para o seu negócio
====================
Estou há algum tempo escrevendo um livro relacionado com a minha formação, usando conteúdos da Bíblia para mostrar que antes mesmo que a Administração tomasse forma através do desenvolvimento das organizações, ela já era praticada. 

O apóstolo Paulo iniciou o seu ministério poucos anos depois do ministério de Jesus, ambos na primeira metade do primeiro século da era cristã. O versículo citado acima está na carta escrita no ano 56 d.C, carta que ele enviou à Igreja da cidade de Corinto, hoje ainda chamada Corinto, no Sudeste da Grécia, na Europa. Ao escrever essa carta Paulo estava ensinando algo que é era o fundamento do que Cristo viveu e pelo que Ele morreu, o AMOR; Paulo falava de união que é a base do amor. Quem não ama não consegue se relacionar respeitosamente, valorizando o relacionamento com as outras pessoas.

Este versículo nos dá pelo menos quatro lições a seguir, e isto vale para os empresários e líderes de qualquer tipo de organização:

1) a comunicação não pode ter "ruídos" senão os resultados esperados não serão alcançados. "Falar a mesma coisa", a mesma linguagem é legítimo se a base da fé é a Bíblia, a Palavra de Deus. Esta mesma Bíblia pode ser empregada nas organizações lucrativas (empresas) ou não lucrativas, além dos procedimentos operacionais desenvolvidos para alinhar as ações dos colaboradores;

2) foco no(s) mesmo(s) objetivo(s). 
- Se os discípulos de Jesus se separassem após a morte e ressurreição de Jesus e a sua ascenção ao céu, o que seria do evangelho de Cristo?
Os objetivos de cada discípulo não poderiam se sobrepor aos objetivos do ministério de Cristo, porém a recíproca é verdadeira, da mesma forma os objetivos organizacionais devem se sobrepor aos objetivos pessoais;

3) A missão dentro da igreja ou dentro de qualquer organização não pode ser realizada se houver divisão. A missão é definida de forma bem simples como "a razão da existência" da organização.
- Para que a Igreja existe? ou Qual é a sua missão? 
A mesma pergunta deve ser feita aos colaboradores das organizações e aos seus administradores.
A missão determinada por Jesus de "ir por mundo e pregar o evangelho a todas as pessoas" não seria realizada se houvesse divisão entre os membros das igrejas "plantadas" por Jesus e pelos discípulos que vieram após Ele.

4)  Unidos em tudo
O Conceito de Organização, que pode ser encontrado em outra postagem neste blog, é: "
Organização são duas ou mais pessoas trabalhando juntas e de modo estruturado para alcançar um objetivo específico ou um conjunto de objetivos. Isto está em todo e qualquer livro de Teoria Geral de Administração. A Bíblia já ensinava isto ... é só ler o versículo em questão e muitos outros, ou melhor, ler toda a Bíblia.

Quando lecionei "TGA - Teoria Geral de Administração" na Faculdade usei, em várias ocasiões, dois exemplos: o da máquina de escrever que faltava a letra "A" e o do buraco na parede ... vou explicar; a falta da letra "A" CUS  UM GRNDE PROBLEM N DIGITÇO DE UM DOCUMENTO, assim como um buraco na parede de uma construção completamente acabada, denota uma falha, uma disfunção, além do que tira o propósito, o objetivo da construção da parede; assim é a organização em que um colaborador não se alinha com os demais na forma de pensar a organização ou contrariando o juizo feito pelos demais colaboradores sobre determinado tema ou decisão no qual ele está também inserido. Aqui nós vemos a importância de cada um de nós na vida de uma pessoa ou no dia-a-dia das organizações das quais fazemos parte.

Isto é só um pouquinho do que podemos aprender com a Bíblia. Ela é a palavra de Deus renovada todos os dias para aplicação na nossa vida diária, em casa, gerindo a nossa empresa e as nossas relações e na gestão da igreja e das organizações em geral.

As quatro lições apresentadas giraram em torno dos seguintes temas:
1. Organização
2. Missão das Organizações
3. Objetivos
4. Relacionamento Interpessoal
5. Comunicação
Alguns destes temas já estão postados aqui no blog. Faça uma busca e leia um pouco mais.

Abraços,

Nerisvalson.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial